A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), através do Departamento de Florestas e Áreas Protegidas (Defap), realizou, nesta quinta-feira (28), o seminário sobre o programa Árvore é Vida. O programa, idealizado pela diretoria de Meio Ambiente da Federação Internacional das Associações de Mulheres de Negócios (BPW) e encampado pelo Estado, por meio da Sema, visa recompor as matas ciliares e recuperar as áreas degradadas de todo o Estado. Além disso, promove a doação de mudas através de convênios firmados com Associações de Municípios.
O diretor do Defap, Roberto Ferron, fez a abertura do evento, seguido do pronunciamento da secretária Jussara Cony. Ferron ressaltou a importância da reposição florestal com responsabilidade. "O Defap, como órgão gestor, tem o compromisso de fazer com que 90% das mudas plantadas vinguem e tem a responsabilidade de prestar contas para a sociedade", disse. Já Jussara Cony relembrou a necessidade da qualidade de vida, através do desenvolvimento sustentável, englobado no projeto. "A legislação ambiental é estratégica para o futuro do planeta e o monitoramento do Árvore é Vida é fundamental para esse desenvolvimento", afirmou.
Ainda na parte da manhã, as Associações de Municípios e os parceiros que receberam mudas florestais apresentaram seus relatórios. O convênio assinado já contempla cerca de três milhões de mudas, e que quase dois milhões estão plantadas. A presidente do Comitê de Meio Ambiente da BPW na América Latina, Iara Brochtan, destacou que "precisamos de árvores para manter o desenvolvimento com sustentabilidade". Iara comemorou também que o Rio Grande do Sul, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU) foi o estado que mais plantou até hoje.
Na parte da tarde, os participantes se reuniram para discutir possíveis problemas enfrentados pelo projeto, assim como adequações a serem realizadas. Além disso, foi passada a programação para 2011 e as entidades interessaram puderam se inscrever para participar do convênio.
(Assecom Sema, 02/05/2011)