A casa localizada em Porto Alegre onde viveram três gerações da família Lutzenberger - incluindo o ambientalista José Antônio, fundador da Agapan, falecido no ano de 2002 - foi tombada pelo município. O ato foi concretizado na última terça-feira pelo prefeito José Fortunati. A edificação, construída há 80 anos, está situada na rua Jacinto Gomes, no bairro Santana.
O local foi palco de várias reuniões em defesa ao meio ambiente, tanto da Agapan quanto como da Fundação Gaia - fundada por Lutzenberger em 1987. "Isso, por si só, já justifica o tombamento e o investimento para a preservação", explica a atual presidente da Fundação Gaia e filha do ambientalista, Lara Lutzenberger.
Ela acredita que o tombamento resgata a memória do pai e do avô, o arquiteto e artista plástico Joseph Franz Seraph Lutzenberger (1882-1951), alemão radicado em Porto Alegre que projetou e construiu a casa. "É um dos últimos exemplares de residência do início do século passado que ainda existem", observa Lara.
A casa - que já abrigou jabutis - está desocupada há oito anos. Após uma obra de restauração, que encontra-se em andamento, ela será ocupada pela empresa Vida, que Lutzenberger fundou para atuar na reciclagem de resíduos industriais.
(Correio do Povo, 29/04/2011)