Munidos de mandados de busca e apreensão, policiais da Patrulha Ambiental (Patram) recolheram 14 aves silvestres de três moradias de Caxias do Sul. A ação aconteceu na quarta-feira, mas o resultado só foi divulgado ontem à tarde.
Conforme o sargento Jonas Paulo Bernardi, comandante do 1º Pelotão de Polícia Ambiental, duas aves da espécie papagaio verdadeiro e uma espingarda de caça sem procedência estavam em uma casa no distrito de Vila Seca. Encaminhado ao plantão da Polícia Civil por porte ilegal de arma, o dono da casa foi interrogado. Ele pagou uma fiança e acabou liberado.
Em outra residência do bairro Esplanada, os policiais encontraram um papagaio da mesma espécie apreendida em Vila Seca. Durante o cumprimento dos mandados, a patrulha flagrou em uma moradia no bairro São Caetano pelo menos 11 aves das espécies sabiá-ferreiro, azulão, sanhaçu-frade, canário-da-terra e coleirinho.
Os três responsáveis pelos animais assinaram um Termo Circunstanciado (TC) e serão convocados para uma audiência no Juizado Especial Criminal. Os pássaros foram encaminhados para o Parque Zoológico de Sapucaia do Sul.
(O PIoneiro, 29/04/2011)