A cidade de São Paulo foi escolhida para sediar, de 31 de maio a 3 de junho, a quarta edição da Rede C40 - Large Cities Climate Leadership Group*: encontro que reúne prefeitos e representantes das maiores metrópoles do planeta para trocar experiências e debater ações de combate e adaptação às mudanças climáticas que podem ser adotadas pelos governos locais.
Batizado de C40 São Paulo Summit*, este é o primeiro encontro da iniciativa que será sediado em uma cidade da América Latina. Segundo a Secretaria de Relações Internacionais de São Paulo, que está organizando o evento, o município foi eleito para ser sede desta edição do evento por conta das ações que está realizando com foco no combate às mudanças climáticas. Entre elas: a Política Municipal de Mudanças Climáticas, a implantação da inspeção veicular e a criação do programa de substituição de combustíveis fósseis por renováveis na frota de ônibus municipais.
Por enquanto, prefeitos de 18 grandes metrópoles do mundo já confirmaram presença no evento para debater o assunto. Os governantes de Buenos Aires, Sidney, Amsterdã e Copenhagen - além do prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, que atualmente preside o grupo de cidades participantes da C40 - estão entre eles. No Brasil, estão confirmados Eduardo Paes, do Rio de Janeiro, e Luciano Ducci, de Curitiba.
A programação do C40 São Paulo Summit prevê três plenárias e 20 sessões que discutirão temas como construção sustentável, transporte público com baixa emissão de poluentes e taxação de impostos verdes. A organização do evento divulgará, em breve, no site do C40 São Paulo Summit, a programação completa do encontro, que também contará com eventos paralelos, destinados à população, que visam conscientizar sobre a importância do engajamento político e social de todos os cidadãos no combate às mudanças do clima.
C40 São Paulo Summit
Data: 31 de maio a 3 de junho
Local: Centro de Convenção WTC
Endereço: Av. das Nações Unidas, nº 12551, Brooklin Novo, São Paulo-SP
Mais informações no site do evento
(Débora Spitzcovsky, Planeta Sustentável - 28/04/2011)