Os supermercados de Bebedouro devem extinguir o uso de sacolas plásticas convencionais até novembro de 2012. A medida foi regulamentada por uma lei municipal aprovada pela Câmara dos Vereadores em 2009.
Quem não cumprir a lei pode pagar multa que pode chegar a R$ 8 mil em caso de reincidência, interdição e até cassação do alvará de funcionamento
Alguns supermercados já estão adaptados. Em um deles, as 100 mil embalagens utilizadas todo mês são biodegradáveis. "Fizemos a mudança para contribuir com o meio ambiente porque estas sacolas se decompõem mais rápido", afirma o gerente Francisco Bution.
A sacola feita de material orgânico demora 18 meses para se decompor na natureza, bem diferente da confeccionada com plástico, que dura 400 anos.
Para coordenadora do laboratório de química ambiental da USP Ribeirão Preto, Maria Lúcia Moura Campos, as sacolas biodegradáveis não resolvem o problema da poluição. “É preciso oferecer também outras alternativas. O ideal seria o uso da sacola retornável", afirma. Outra opção é usar caixas de papelão.
(EPTV, 26/04/2011)