Conscientizar lojistas sobre as regras para afixação de letreiros e placas em fachadas comerciais a fim de reduzir a poluição visual em Porto Alegre. Este é o objetivo da parceria fechada hoje, 19, entre o secretário municipal do Meio Ambiente, Luiz Fernando Záchia, e a diretoria do Sindicato dos Lojistas do Comércio de Porto Alegre (Sindilojas).
Durante reunião-almoço na sede da entidade, Záchia destacou que o objetivo da Smam é contribuir e não dificultar. “Precisamos cumprir a lei, mas temos que unir esforços para informar os lojistas sobre o que é permitido ou não, antes de notificar e multar”, explicou.
O presidente do Sindilojas, Ronaldo Sielichow, colocou-se à disposição da secretaria para orientar os mais de dois mil associados da entidade. Ele também sugeriu a reedição do Manual do Lojista, com as especificações da legislação. “Vamos trabalhar com o convencimento, evitando que lojistas recebam multa por desconhecimento”, destacou. Uma nova reunião para articular ações conjuntas será marcada nos próximos dias.
(Smam, 20/04/2011)