O município de São Félix do Xingu, no sul do Pará, que abriga o maior número de comunidades indígenas do Pará, mais de 50 aldeias, segundo o Censo 2009 do IBGE, abre hoje oficialmente a Semana dos Povos Indígenas, promovida todos os anos pelo governo do Pará, em comemoração pelo Dia do Índio. Este ano, a programação, organizada em parceria com Prefeitura de São Felix do Xingu, vai reunir integrantes de sete comunidades indígenas de São Félix e outras três provenientes dos municípios de Ourilândia do Norte e Redenção. Danças, músicas, apresentações, jogos esportivos, concurso de miss indígena, lançamento de CD com músicas tradicionais e uma grande ação de cidadania são algumas das atrações previstas para esta edição da Semana dos Povos Indígenas, que acontece no Parque de Exposições Rosiron Prudente.
Várias secretarias de Estado participam do evento em ações integradas que incluem emissão de documentos, como carteiras de identidades e profissionais, além de certidões de nascimento. A coordenadoria de Proteção dos Indígenas e Populações Tradicionais, da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), terá o apoio da Polícia Civil e da Delegacia Regional do Trabalho na efetivação dos registros.
"A idéia de promover esse mutirão de cidadania surgiu a partir de uma necessidade dos próprios índios, que já vínhamos observando ha algum tempo. Muitas vezes eles precisam de documentação para ter acesso a serviços de saúde, como em consultas especializadas e internações, ou mesmo para dar entrada em benefícios sociais. Assim, decidimos oportunizar a aquisição desses documentos", explica Maria José Ramos, coordenadora Estadual de Proteção dos Direitos dos Povos Indígenas e Populações Tradicionais.
Maria José explica, ainda, que as carteiras de trabalho terão entrega imediata, enquanto os demais documentos serão entregues posteriormente, em postos a serem definidos no próprio município de São Félix, por técnicos da Sejudh. "É uma forma de garantir aos indígenas o acesso aos documentos essenciais", disse.
A abertura da Semana dos Povos Indígenas acontece hoje, com a presença do governador Simão Jatene e do secretário de Justiça e Direitos Humanos do Estado, José Acreano Brasil Junior. Também participam da programação o diretor de Cidadania e Direitos Humanos da Sejudh, Alexandre Gomes; a coordenadora estadual de Defesa dos Direitos dos Indígenas e Populações Tradicionais, pedagoga Maria José Ramos Abreu, e o coordenador de Promoção da Cidadania, Eliandro José Kogempa Barbosa. Na capital, as comemorações pelo Dia do Índio acontecerão na Casa de Apoio à Saúde do Indígena (Casai) e terão a parceria da Secretaria de Estado de Saúde (Sespa). A programação inclui palestras sobre saúde e serviços de emissão de documentos, além de oficinas de artesanato indígena. Cerca de 300 indígenas albergados no espaço para tratamento de saúde farão parte das atividades.
(Liberal, 19/04/2011)