A única cidade do Estado e uma das cinco do país que receberá o programa Consumo Consciente e Reciclagem Total de Resíduos é Caxias. A ação é criada pela organização não governamental (ONG) WWF Brasil, em parceria com a Fundação Banco do Brasil e a Agência Nacional de Águas (ANA). Ontem, representantes destas entidades visitaram a Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca) e o Aterro Municipal Rincão das Flores para fazer um diagnóstico das necessidades da cidade e, assim, criar o plano de ação.
O trabalho a ser desenvolvido tem por objetivo divulgar os princípios do consumo consciente e estimular a mudança de comportamento e valores da sociedade. O programa envolve também o desenvolvimento e a implementação de modelos de negócios sustentáveis e o aperfeiçoamento dos critérios socioambientais na análise de crédito e investimentos.
– Comprar produtos que tenham embalagens reaproveitáveis e utilizar o mínimo de sacolas plásticas durante as compras são algumas das maneiras de praticar o consumo consciente. Depositar somente no aterro aquilo que não pode ser reciclado nem aproveitado é reciclagem total. O consumidor consciente está atento às consequências de suas compras e ao uso ou descarte de produtos ou serviços – explica o coordenador do Programa para Sociedades Sustentáveis da Ong, Fábio Cidrin.
Segundo o coordenador, a WWF Brasil vai apoiar a prefeitura na formação da rede de organizações de catadores e apoiar a qualificação da gestão das organizações já existentes. Além disso, avaliará a possibilidade de melhorar os índices de reciclagem e de aproveitamento da cidade.
O consumo consciente e reciclagem total de resíduos são alguns dos temas a serem desenvolvidos pelo programa, que envolve governos, empresas, ONGs, universidades e outras organizações. O projeto também prevê algumas ações para agricultores, prefeitura e instituições.
– O objetivo é disseminar o uso de boas práticas agrícolas, visando à produção sustentável e à proteção dos recursos naturais – esclarece Cidrin.
A parceira da ONG com o Banco do Brasil planeja a realização de estudos para aperfeiçoar os critérios socioambientais utilizados nos processos de financiamento e investimentos do banco, contribuindo para redução de risco e impactos na cidades e na natureza.
Entre os meses de agosto e setembro deste ano, a WWF Brasil organizará oficinas e audiências públicas para ouvir as necessidades e sugestões da comunidade. As ações serão desenvolvidas durante os próximos cinco anos.
Critérios
Alguns dos critérios que contribuíram para a escolha de Caxias foram o porte da cidade, o desenvolvimento de projetos de reciclagem e a inclusão social do catador de lixo.
Dicas de como ser um consumidor ecológico
- Evite alto consumo diário de proteínas (carne animal), de produtos industrializados e de fast food. Além de uma dieta mais saudável, você irá evitar a produção de muitas embalagens, que logo viram lixo
- Todos os hábitos de moradia, alimentação, consumo e locomoção têm relação direta com a utilização dos recursos naturais, assim como as opções de lazer
- O excesso de hábitos consumistas é um dos fatores que mais contribui para o esgotamento das reservas naturais. Evite substituir aparelhos de alta tecnologia sem necessidade e reduza o consumo de descartáveis
- Procure identificar vazamentos em casa ou no bairro, evite o uso da mangueira para limpar calçadas ou lavar o carro e junte roupas para lavar e passar
- O aquecimento global é causado, em grande parte, pelos gases da combustão dos motores dos automóveis. Por isso, um transporte sustentável tem de levar o máximo de carga gastando o mínimo de combustível
(O Pioneiro, 19/04/2011)