A CPFL Energia informou no final do domingo que está mantendo negociações com a produtora brasileira de energia renovável Ersa, dias depois de ter anunciado a compra de um conjunto de parques eólicos no Brasil por R$ 1,56 bilhão.
Em breve comunicado ao mercado, a companhia informa que "até o presente momento, tratativas, inclusive com a Ersa, não são conclusivas".
Informações publicadas pela imprensa no final da semana afirmam que a companhia vai incorporar a Ersa, que tem entre os sócios o fundo Pátria Energia, do Pátria Investimentos.
A Ersa é especializada em construção e operação de usinas de energia de pequeno a médio portes (até 200 MW), como pequenas centrais hidrelétricas (PCH), usinas eólicas e a biomassa. A companhia tem portfólio de projetos que totaliza 473 MW em usinas em Santa Catarina, Minas Gerais e Rio Grande do Norte.
O portfólio possui 147,5 MW médios de energia contratada e a empresa tem cerca de 1.200 MW em desenvolvimento e cerca de 2.000 MW em prospecção.
"A CPFL informa que está constantemente analisando oportunidades de investimento no Brasil que estejam em consonância com a estratégia traçada no seu plano de negócios. Neste contexto, investimentos em energia renovável, tais como, mas não limitados ao caso veiculado pela imprensa (Ersa) são oportunamente analisados", afirma a CPFL no comunicado.
As negociações também foram confirmadas pela Ersa. Em comunicado, a empresa diz estar em "tratativas" com a CPFL, mas reitera que até o momento não houve decisão sobre a proposta.
Em 7 de abril, a CPFL, que opera usinas de geração de energia em vários Estados do país incluindo São Paulo, Rio Grande do Sul e Minas Gerais, anunciou a compra da Jantus, que controla indiretamente quatro parques eólicos em operação no Ceará.
(Folha de São Paulo, 18/04/2011)