A Polícia Rodoviária Federal-PRF realizou uma das maiores apreensões de agrotóxicos do ano, uma tonelada do produto escondido em bolsas de nylon, em um caminhão que seguia com destino a Santiago/RS.
O flagrante ocorreu por volta das 17h30, de sexta-feira (15), na BR-293, quando o policiamento de rotina do posto local percebeu na estrada que um Mercedes Benz, com a carroceria coberta, seguia com outro veículo mais a frente como se fosse um batedor.
Confirmando a irregularidade, o automóvel suspeito (batedor) fugiu ao perceber a aproximação policial, que acabou abordando o referido caminhão na altura do km 343, próximo à saída da cidade, via Quaraí.
Apesar da chuva, foi solicitado ao condutor que abrisse a lona da carroceria, onde foram descobertos cinquenta sacos de ráfia, contendo cada um 100 pacotes de 200 gramas de herbicida em pó Hyodex Max, de origem estrangeira e de ingresso não permitido no Brasil, totalizando uma tonelada do produto.
O condutor do veículo, de 44 anos de idade, mais o proprietário do veículo, 48 anos, que também estava presente, foram presos em flagrante e conduzidos até a Delegacia da Polícia Federal local, juntamente com o veículo e o herbicida.
O proprietário do caminhão ainda tentou explicar que havia caído em um golpe, pois não tinha conhecimento do agrotóxico, o qual havia sido carregado por outras pessoas na Fronteira, mas apesar da história ele não soube explicar a respeito do outro veículo que seguia como batedor, tampouco negou o valor que seria pago para transportar o produto.
(A Platéia, 18/04/2011)