Projeto do Instituto AME tem como tema A Cidade. Entre os palestrantes, o professor da UFRGS Miguel Aloísio Sattler, que falará sobre Cidades Sustentáveis.
Porto Alegre sedia neste sábado, 16 de abril, o V Fórum Nacional Sustentabilidade, Acessibilidade e Inclusão Social, uma promoção do Instituto AME – Arte, Meio Ambiente e Educação. A cidade de São Paulo é a convidada do evento que possibilita a formação de uma rede de integração, resgatando, valorizando e divulgando projetos desenvolvidos na área sócio-ambiental. Com o tema A Cidade que o Cidadão Precisa, o Fórum acontece no Auditório Dante Barone da Assembleia Legislativa do RS, das 8h30min às 17h30min. Para conscientizar as pessoas sobre a necessidade de melhor qualidade de vida, o encontro está estruturado em quatro paineis centrais: Sustentabilidade, Acessibilidade, Inclusão Social e Repensando o presente, pensando o futuro. No Vestíbulo Nobre da Assembleia Legislativa, uma mostra apresenta o trabalho de empresas e instituições alinhadas com as premissas do Fórum.
O professor Miguel Aloísio Sattler abre o evento, às 10h, com a palestra Cidades Sustentáveis. Engenheiro civil e agrônomo, professor da UFRGS, doutor pela Universidade de Sheffield, com pós-doutorado na Universidade de Liverpool, Inglaterra, ele aborda as ameaças à sobrevivência da espécie humana e aponta caminhos em direção à sustentabilidade. Segundo o professor, para sermos sustentáveis devemos buscar durabilidade e saúde. E para alcançar um planeta saudável, devemos criar, em diferentes escalas, cidades saudáveis, habitações saudáveis e condições para a saúde do homem e das demais espécies. Saudabilidade esta que não está restrita somente ao físico, mas que seja acompanhada da saudabilidade mental, emocional e espiritual.
Ainda durante a manhã, o encontro terá a apresentação de projetos da Feevale sobre acessibilidade e inclusão social: Inovação e Pesquisa em Inclusão: O Case Universidade Feevale, por Jacinta Sideguin Renner, doutora em Engenharia da Produção, com ênfase em Ergonomia. O turno encerra com palestra sobre Audiodescrição Recurso de Acessibilidade Comunicacional, por Lívia Maria Villela de Mello Motta, doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem da PUC/SP.
O Deficiente como Protagonista e Agente de Mudanças, por Lothar Antenor Bazanella, é a palestra que abre o turno da tarde. Bazanella é graduado em Gestão de Sistemas de Informação. Após, palestra sobre Transportes e Engenharia da Produção, por Luiz Afonso dos Santos Senna, engenheiro civil, professor da UFRGS e apresentação de cases da Cia Carris. Às 16h30min, o engenheiro agrônomo Salzano Barreto de Oliveira fala sobre sobre Saúde – Cidadania, Sustentabilidade e Qualidade de Vida, Ações Possíveis e Prevenção e Promoção da Saúde.
A palestra de encerramento do Fórum tem como tema a Copa de 2014. O secretário extraordinário da Copa, João Bosco Vaz, vai falar sobre a preparação de Porto Alegre para o evento, considerando Meio Ambiente, Educação e Arte. O V Fórum tem uma rede de parceiros nesta edição: Secretaria Especial de Acessibilidade e Inclusão Social, Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos, Grupo Record, Sinduscon RS, Câmara dos Dirigentes Lojistas de Porto Alegre, Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia/RS, Sistema Fecomércio RS / Senac, Hotel Everest, Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito-5), CR5, Papel Canson, Universidade Feevale, Assembleia Legislativa do RS, Secretaria Estadual de Educação, Companhia Carris Porto-Alegrense, Instituto VIVO e Quinta da Estância Grande.
Informações pelo telefone (51) 3233-0105
(Ecoagência, 15/04/2011)