Agentes ambientais federais do Ibama realizaram mais uma ação de fiscalização para combater o tráfico de animais silvestres no sul do Espírito Santo. Desta vez, os agentes vistoriaram um torneio de canto de pássaros no município de Apiacá.
Segundo o coordenador da operação, diversas irregularidades foram encontradas no local: havia animais com anilha adulterada, sem anilha e sem identificação de origem e o evento não tinha um médico veterinário responsável, como é exigido por lei”, sendo lavrados 19 autos.
As multas aplicadas chegaram a R$ 28,5 mil. O torneio foi embargado e a organização também foi responsabilizada pelas irregularidades. Além da multa, os organizadores não podem realizar mais nenhuma etapa do torneio até a situação ser regularizada no Ibama.
Segundo o coordenador da operação, mais de 81% dos participantes do torneio foram multados. Os pássaros apreendidos nessa ação foram encaminhados para o Cetas/ES, localizado no município da Serra.
Federação
O presidente da Federação de Passeriformes de Cachoeiro foi autuado em R$ 7 mil. De acordo com os agentes ambientais federais, oito anilhas falsas e uma adulterada foram encontradas com o presidente. Todo o material mais as informações da investigação serão encaminhadas para a Polícia Federal.
Os nove pássaros que estavam com problemas nas anilhas foram apreendidos e encaminhados para o Cetas/ES. Além do processo administrativo, o presidente da federação também vai responder a processo criminal. Os autuados têm 20 dias para apresentar suas defesas no instituto.
(Ibama, 13042011)