Nesta quarta-feira (13/4), o Parque Moinhos de Vento (Parcão) recebe o Projeto Aldeia Ambiental, com atividades das 9h às 11h e das 14 às 16h. A iniciativa do Comando Ambiental da Brigada Militar (CABM) e do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) da prefeitura de Porto Alegre busca promover a sensibilização de alunos do ensino fundamental, das redes pública e privada, para a conservação dos recursos naturais.
Com a participação de escolas convidadas, a ação proporciona aos alunos momentos de educação ambiental na própria natureza. A Aldeia Ambiental é formada por estandes sobre fauna, flora e resíduos sólidos. As crianças entram em contato com materiais de caça e pesca ilegais, apreendidos em fiscalizações do CABM, e animais silvestres taxidermizados (empalhados), que representam a necessidade do combate aos crimes contra com a fauna e a flora. No estande do DMLU, os participantes recebem informações sobre a quantidade diária de lixo gerado na capital e aprendem a fazer a separação correta dos resíduos. Ainda tem a “praça da sustentabilidade” produzida a partir de materiais plásticos, demonstrando a utilidade da reciclagem.
O Caminho Perceptivo é outra atração que oportuniza uma vivência ligada à natureza e à degradação que ela tem sofrido. O sistema sensorial do participante é trabalhado, pois o caminho é percorrido de olhos vendados. Pelo tato, olfato e audição, vão sendo percebidos elementos da natureza e também materiais poluentes. Ao final da trilha, a pessoa reflete sobre a sua contribuição para a sustentabilidade ou degradação do Planeta.
Nesta edição, estarão participando as escolas estaduais Uruguai e Piratini, localizadas no bairro Moinhos de Vento, totalizando 550 alunos durante o dia de atividade. O projeto foi lançado de forma experimental no mês passado no Parque Marinha do Brasil e diante do resultado positivo, o CABM e o DMLU, com apoio da Braskem, levarão a Aldeia Ambiental para um parque diferente da cidade a cada mês.
(CABM - Comando Ambiental da Brigada Militar, 13/04/2011)