O governador Tarso Genro recebeu, ontem, no Palácio Piratini, os diretores do grupo Elecnor-Enerfín, Germán Junquera e Guillermo Planas, e o presidente da Ventos do Sul Energia, Telmo Magadan. Na visita ao governador, os diretores do grupo espanhol confirmaram a intenção de ampliar os investimentos em energias renováveis no Estado.
De acordo com Magadan, as obras de ampliação dos parques eólicos de Osório e Palmares do Sul terão início ainda no primeiro semestre deste ano. O investimento é de R$ 730 milhões, com 70% do montante sendo financiado pelo BNDES. Os contratos serão assinados em maio. A previsão é que sejam gerados de 1,5 mil a 2 mil empregos diretos. Com a conclusão da ampliação, prevista para o final de 2012 e início de 2013, o Rio Grande do Sul produzirá 300 megawatts de energia eólica.
Durante o encontro, os empresários criticaram os incentivos dados ao Nordeste brasileiro, que desequilibram os projetos do setor energético gaúcho. Segundo Magadan, foram apresentados 2,8 mil projetos de energias renováveis no último leilão do sistema, em 2009. "Apenas 10% foram aprovados. O restante foi destinado para a região Nordeste", criticou Magadan.
(Correio do Povo, 13/04/2011)