O Ministério do Meio Ambiente declarou estado de emergência ambiental em 18 estados, dentre eles Mato Grosso. A medida foi necessária devido a chegada do período de seca do ano quando devem ocorrer grandes focos de queimadas e incêndios florestais. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União e assinada pela ministra Izabela Teixeira.
De acordo com o documento, Amazonas, Distrito Federal, Goia´s, Mato Grosso e Tocantins terão o estado de emergência entre os meses de março a outubro deste ano. A porc¸a~o norte da Bahia, sul do Maranha~o e sul do Para´, Minas Gerais, Rondo^nia e Acre, o período emergencial acontecerá entre os meses de abril a novembro deste ano.
Já os estados do Ceara´, Mato Grosso do Sul, Parai´ba, Pernambuco e Piaui´, entre os meses de maio a dezembro deste ano. O Amapa´, sul da Bahia, norte do Maranha~o e norte do Para´, entre os meses de junho deste ano a janeiro de 2012. E Roraima, entre agosto deste ano a abril de 2012.
Ainda segundo o documento, esta medida visa é uma das recomendações do Plano Nacional Anual de Protec¸a~o Ambiental (PNAPA). Com isso, o Ministério também poderá abrir contratação temporária de brigadistas por até seis meses para o atendimento de emergências ambientais relacionadas a incêndios florestais e queimadas. Além de autorizar o Ibama a contratar ate´ 2.520 brigadistas para atendimento de emerge^ncias ambientais, desde que haja orçamento para isso.
(Por Alex Fama, Só Notícias, Amazônia.org, 08/04/2011)