As Unidades de Conservação (UCs) são áreas instituídas pelo Poder Público para a proteção da fauna, flora, microorganismos, corpos d´água, solo, clima, paisagens, e todos os processos ecológicos dos ecossistemas naturais. Algumas categorias protegem também o patrimônio histórico-cultural, e as práticas e o modo de vida das populações tradicionais.
Para debater a importância das UCs, o vereador Beto Moesch (PP) foi um dos palestrantes do VII Encontro da Rede de Unidades de Conservação do Norte do Rio Grande do Norte, que ocorreu nesta quarta-feira (6/4), em Passo Fundo.
Atualmente, em Porto Alegre, tramita na Câmara Municipal projeto de lei que institui o Sistema Municipal de Unidades de Conservação. “Um de seus objetivos é estimular a formação de corredores ecológicos entre as UCs. Nesse sentido, estão previstos incentivos tributários para que os proprietários criem reservas ecológicas dentro de suas propriedades”, afirma Moesch.
Ele ainda lembra que, na capital gaúcha, aguardam aprovação os projetos que criam duas novas UCs municipais, além das três já existentes (Morro do Osso, Reserva do Lami e Parque Saint’Hilaire). Uma delas, no Morro São Pedro, terá 400 hectares e é uma contrapartida do Programa Integrado Socioambiental. O local abriga remanescentes da Mata Atlântica, cerca de 900 bugios - animais ameaçados de extinção - e diversas nascentes de água. A outra reserva ecológica, de 350 hectares, será no Morro Santana. Sua criação, que conta com parceria do IBAMA, integra a contrapartida da Universidade Federal do Rio Grande do Sul para a ampliação do Campus do Vale.
(Blog Beto Moesch, 07/04/2011)