Produtores rurais iniciam colheita de milho plantado por meio de parceria com o Instituto CENIBRA
As 300 famílias contempladas pelo Projeto de Parceria Agrícola realizado pelo Instituto CENIBRA já iniciaram a colheita de milho na região de Ipaba e Belo Oriente. A previsão de colheita é de 185.500 kg no Projeto Santa Marta (Ipaba) e 100.000 kg no Projeto Praia da Missa (Belo Oriente).
Trata-se de uma alternativa de trabalho e geração de renda, fixando o homem no campo de forma sustentável. A orientação técnica é feita pela Empresa de Assistência Técnica Rural do Estado de Minas Gerais (EMATER). As famílias são beneficiadas com o plantio de milho, feijão e hortaliças. Os contratos de parceria foram atualizados e mantidos com os municípios e sindicatos de trabalhadores rurais, disponibilizando áreas de cultivo aos pequenos produtores.
Está em fase de estudo a implantação de um sistema piloto de irrigação no Projeto Santa Marta para possibilitar a diversificação do plantio, com hortaliças e leguminosas. O sistema será elaborado em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Prefeitura Municipal, EMATER e Instituto CENIBRA.
Integração
A relação do Instituto com as comunidades aborda várias formas de parcerias e envolvimentos entre organizações do setor privado e a sociedade civil organizada, fundações e associações, que tem por objetivo promover o desenvolvimento de programas comunitários, responsabilidade ambiental e melhorias na qualidade vida.
Milho
O milho tornou-se um alimento padrão dos preparados industriais, em virtude de seu baixo custo de produção. A sua utilização na indústria alimentar é muito variada e frequente, surgindo na maioria dos produtos sobre diferentes designações, a partir de substâncias que são isoladas do milho.