O presidente da Reflore/MS, Luiz Calvo Ramires Júnior, apresentou na última terça-feira, 29, o cenário florestal de Mato Grosso do Sul na quarta edição Conferência Timberland Investing Latin America Summit que acontece até o dia 31 em São Paulo, SP.
Depois de mostrar a tradição que o estado possui em plantios florestais, Ramires Júnior, listou as suas vantagens competitivas.
Com previsão de fechar o ano com aproximadamente 400 mil hectares plantadas, entre florestas de pinus e eucalipto, Mato Grosso do Sul iniciou um novo ciclo de desenvolvimento com a instalação de grandes indústrias de papel e celulose.
Júnior defendeu mais uma vez a migração do setor para o Ministério da Agricultura. Segundo ele, é preciso a criação de um plano de desenvolvimento do setor de florestas plantadas. "Temos 170 milhões de hectares de pastagens de baixa produtividade. Podemos crescer muito", ressaltou.
No contexto sul-mato-grossense, com área total de 37,6 milhões de hectares, 500 mil hectares de florestas plantadas representaria 1,4%. "Muito pouco em termos de espaço, de terras, mas com um desenvolvimento econômico fantástico", alertou Ramires Júnior.
O público, atencioso, interagiu com o palestrante. No final, Júnior apresentou o vídeo do Plano Florestal de Mato Grosso do Sul, elaborado pela Painel Florestal.
(Painel Florestal, Capital News, 01/04/2011)