Após o tombamento de um caminhão carregado de produto químico — ácido fórmico — no km 86 da BR-101, em Osório, a Fepam alerta para a possibilidade de contaminação de uma lagoa na região.
O ácido fórmico vazou sobre a pista e atingiu bocas de lobo, que levam o curso d'água até a Lagoa Marcelino. Segundo técnicos da Fepam, ainda não há indícios de contaminação, mas o local está sendo monitorado.
— Se o ácido chegou na água, acabou se diluindo. Fizemos a medição do PH e verificamos que não representa riscos. Mas vamos seguir monitorando, principalmente se houver alguma denúncia de peixes mortos ou outras alterações — explicou o técnico do Serviço de Emergência Ambiental da Fepam Diego Hoffmeister, que fez a análise acompanhado pelo colega Renato chagas da Silva.
Trânsito interrompido
Com o acidente, a BR-101 ficou bloqueada nos dois sentidos na altura do km 86. O caminhão foi retirado, mas foi necessária limpeza da pista, o que deixou um trânsito bloqueado até por volta das 19h desta quinta-feira.
O acidente
No início da madrugada desta quinta-feira, um caminhão que transportava ácido fórmico tombou na BR-101, na altura do km 86, em Osório, no Litoral Norte. O caminhoneiro sofreu lesões leves e o outro ocupante do veículo foi levado ao hospital São Vicente de Paulo, em Osório, mas passa bem.
O veículo transportava 21 conteineres com o produto tóxico — cada um deles, com mil litros. De acordo com a Fepam, metade da carga — cerca de 10 mil litros — vazou sobre a pista e os recuos laterais.
(Por Edgar Maciel, Zero Hora, 01/04/2011)