O chefe dos Parques Nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral, Deonir Zimmermann, comunicou nesta quinta-feira (31), que solicitou à direção do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) autorização para o fechamento das duas unidades de conservação, a partir de 4 de abril.
A decisão foi tomada devido à paralisação das atividades da equipe de segurança das duas unidades de conservação. De acordo com Zimmermann, os vigilantes alegam falta de pagamento de salários por parte da empresa terceirizada e dessa forma não haveria condições de manter os cânions abertos para a visitação.
A secretária de turismo de Cambará do Sul, Marelise Hugentobler, que recebeu a notícia no final da tarde de hoje, está preocupada com a possibilidade de fechamento dos Parques Nacionais. Amanhã, ela pretende discutir o assunto com o setor turístico para que juntos possam definir formas de resolver o impasse e evitar que os principais atrativos turísticos de Cambará do Sul e da região sejam fechados para a visitação pública.
Nos Parques Nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral estão os famosos cânions Itaimbezinho e Fortaleza, paredões de até 900 metros de altura que recebem turistas de várias partes do Brasil e do mundo. No ano passado, as duas unidades de conservação receberam mais de 84 mil visitantes. Em Cambará do Sul, cidade que serve de base para os turistas que visitam os Aparados da Serra, cerca cinquenta empreendimentos estão voltados para o turismo, sendo que 42 deles são hotéis, pousadas e restaurantes.
(Prefeitura de Cambará do Sul, Diário de Canoas, 01/04/2011)