A Coordenadoria Multidisciplinar de Políticas Públicas para Animais Domésticos de Porto Alegre (Comppad) deu continuidade, nesta quarta-feira, 30, ao trabalho de controle populacional de cães e gatos em vilas populares da Capital que serão remanejadas. Pela manhã, o mutirão organizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo de protetoras do Tribunal Regional Federal, esteve na Vila Chocolatão, para encaminhar à esterilização os animais que foram submetidos à vermifugação na semana passada. A ação conta com apoio do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Dmlu), Departamento Municipal de Habitação (Demhab) e da Conterra, empresa responsável pela construção das casas na área para onde serão remanejadas as famílias que vivem no local. (fotos)
Conforme a primeira-dama, Regina Becker, a esterilização de animais é uma das ações prioritárias da Comppad, criada em 2009. "É uma questão fundamental de saúde pública e bem-estar animal", destacou. Regina salientou, ainda, a preocupação da coordenadoria em desenvolver campanhas de esclarecimento, educação e sensibilização sobre os direitos dos animais e a guarda responsável. Entre as iniciativas voltadas neste sentido, está a Unidade Móvel II do Projeto Bicho Amigo. O ônibus doado pela Carris, que transportará animais domésticos de vilas populares da Capital para clínica de esterilização, foi apresentado à população no último dia 22 e durante esta semana vem percorrendo vários bairros da cidade.
O projeto Bicho Amigo contará ainda com a Unidade Móvel I, em fase final para ser entregue. O ônibus funcionará como um consultório médico-veterinário itinerante, preparado para palestras sobre educação em saúde, posse responsável, esterilizações e atendimentos. A coordenação ficará a cargo de uma equipe multidisciplinar, com a participação da Faculdade de Medicina Veterinária da Ufrgs.
(Prefeitura de Porto Alegre, 31/03/2011)