O reservatório Delfino Riet, no bairro Santo Antônio, com capacidade para atender a cerca de 35 mil moradores de cinco bairros de Porto Alegre, foi inaugurado ontem pelo prefeito José Fortunati. A unidade, que recebeu um investimento de R$ 2,4 milhões, disponibilizará mais de cinco milhões de litros de água, ampliando a capacidade de reserva do subsistema Caieira, que antes era de 800 mil litros, abastecido a partir da Estação de Tratamento de Água (ETA) José Loureiro da Silva, no bairro Menino Deus. Com a nova instalação, a água passará pela Estação de Bombeamento Cascatinha até o reservatório Delfino Riet, que abastecerá a área que contempla os bairros Partenon, Santo Antônio, Medianeira, Azenha, Glória e Aparício Borges.
O diretor-geral do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), Flávio Presser, explica que estudos realizados pelos técnicos da prefeitura de Porto Alegre apontaram que em 2030 haveria falta de água na região se o reservatório não fosse construído. "Água é um produto que não pode faltar. Por isso a necessidade da obra", comenta. De acordo com Presser, com a nova estrutura, é como se cada morador dos seis bairros tivesse em sua casa uma caixa d'água de mil litros.
O superintendente de Desenvolvimento do Dmae, Alfredo Dorn, destaca que a nova estrutura foi construída no bairro Santo Antônio porque o sistema que bombeava a água para as estações e posteriormente para as residências apresentava sinais de esgotamento. "Estudos indicavam que nos próximos verões não seria possível atender a todos os moradores desta região", acrescenta. A construção do reservatório no bairro Santo Antônio durou aproximadamente um ano e meio.
(JC-RS, 30/03/2011)