Vestígios da radioatividade que vazou da central nuclear japonesa de Fukushima foram encontrados na água da chuva no nordeste dos Estados Unidos nesta segunda-feira. No entanto, não há riscos para a saúde, informou a agência americana de proteção do meio ambiente (EPA).
O nível de radioatividade alterado foi verificado na água da chuva dos Estados da Pensilvânia e Massachussets, segundo o órgão. A EPA também encontrou níveis de radiação mais altos que o habitual em Ohio, no Norte.
Os especialistas da universidade Western Reserve, em Cleveland (Ohio), descobriram níveis de iodo 131 procedente do Japão na água da chuva captada em um prédio localizado no próprio Estado. A EPA reforçou seu sistema de vigilância da água da chuva e da água potável em todo território americano.
— Após o incidente na central de Fukushima, vários detectores da EPA registraram nos Estados Unidos níveis muito baixos de material radioativo procedente dos reatores nucleares danificados — no Japão, informou a agência.
— Estas observações não são uma surpresa e os níveis detectados estão muito abaixo do que poderia ser perigoso para a saúde — acrescentou a EPA.
Segundo a EPA, é esperado "um alto nível de radioatividade na água da chuva como consequência do ocorrido no Japão, já que a radiação viaja pela atmosfera".
(Zero Hora, 29/03/2011)