Na Ufrgs, foi criado o Grupo de Desenvolvimento em Energias Renováveis, no Laboratório de Transformação Mecânica, instalado em seu Centro de Tecnologia. Nesta área são produzidas pesquisas e experimentos em fontes alternativas, especialmente no segmento eólico.
A energia dos ventos também está sendo alvo de pesquisas por parte da CEEE. Por meio do Departamento de Estudos e Projetos de Geração Alternativa, a companhia desenvolve ações também em biomassa. O coordenador desse setor, Marcos Melo, destacou que, dentro de 60 a 90 dias, iniciarão as medições de potencial de ventos em três regiões diferentes para avaliar a viabilidade de implantação de novos parques eólicos. "Serão três anos de medições em Rio Grande, Bagé e Soledade, para ter certeza de que há condições de produção e de garantir o fornecimento para participar dos futuros leilões", argumentou.
Experiências com biomassa são realizadas pela CEEE, principalmente para a utilização de resíduos de madeira originados pelo polo moveleiro da Serra gaúcha e pelas futuras plantas de celulose da Metade Sul. Na Sulgás, um projeto de purificação de biogás, próximo do aterro sanitário de Minas do Leão, começa a ser testado em automóveis.
(Correio do Povo, 28/03/2011)