Quando saía para pegar seu ônibus, a cantora Elisângela Oliveira da Silveira, 32 anos, estava habituada a passar pelo lixo acumulado perto da Praça Gladis Mantelli, no Bairro Rubem Berta.
– Ficava ruim até para passar. Sempre juntava bastante sujeira por ali – relata.
Na segunda-feira, ela foi surpreendida pela ação de uma equipe que deve se tornar presença constante na região. Funcionários recolhiam galhos, lixo doméstico e restos de obras.
– É bom que a prefeitura esteja fazendo isso. É um bairro bonito. Quanto mais limpeza, melhor – observa Elisângela.
A ação faz parte de uma nova estratégia da Secretaria do Meio Ambiente para evitar os focos de lixo em parques e praças.
Visitas serão frequentes
São quatro equipes novas (com caminhão, motorista e dois operários) que vão trabalhar somente para manter limpos esses locais. Elas se somam às equipes de capina existentes.
– A ideia é fazer visitas mais frequentes às praças e parques e manter a limpeza nos intervalos entre as visitas das equipes de conservação – explica o gerente operacional da Mecanicapina, empresa terceirizada que presta serviços à Smam, Roberto Mota.
SAIBA MAIS:
- Inicialmente, serão beneficiadas quatro regiões da cidade: Leste, Norte, Sul e Extremo-Sul.
- As equipes seguirão um cronograma de trabalho. Nesses primeiros dias, serão atendidos os pontos críticos da cidade, listados pela Smam.
- Os pedidos para recolhimento de focos de lixo na área interna das praças poderão ser protocolados pelo telefone 156.
(Zero Hora, 25/03/2011)