O Ministério Público, por meio da Promotoria de Justiça de Estrela, fará uma apresentação dos resultados do projeto Corredor Ecológico do Rio Taquari. A iniciativa, implementada em 2008, tem como objetivo preservar os recursos hídricos por meio da recuperação de áreas de mata degradada nas margens do rio Taquari.
A exposição para jornalistas acontecerá em um café com a imprensa, que será realizado no dia 29 de março, a partir das 8h, na Câmara de Vereadores de Estrela – município pioneiro na execução do Projeto Corredor Ecológico. Aproximadamente 70% das margens do Rio Taquari já estão em fase de recuperação.
Na região do Vale do Taquari o projeto envolve 13 municípios. Além de Estrela, participam, ainda, Taquari, Lajeado, Muçum, Roca Sales, Encantado, Arroio do Meio, Bom Retiro do Sul, Venâncio Aires, General Câmara, Colinas, Santa Tereza e Cruzeiro do Sul. O trabalho envolve prefeituras, governo do Estado, entidades públicas e privadas e populações ribeirinhas.
Participarão do encontro a promotora de Justiça de Estrela, Mônica Maranghelli de Avila, que preside o inquérito civil regional de recuperação do Corredor Ecológico do Rio Taquari; o coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente do Ministério Público, promotor Júlio Almeida; o coordenador da Rede Ambiental Taquari-Antas, promotor de Justiça de Lajeado Neidemar Fachinetto; o presidente do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas, Daniel Schmitz; e o biólogo da Secretaria do Meio Ambiente de Estrela, Émerson Musskopf.
(Por Natália Pianegonda, MP-RS, 24/03/2011)