A região do Cerro Chato, na campanha de Santana do Livramento, começou a mudar sua paisagem na manhã de ontem com o início da montagem das torres que sustentarão os aerogeradores do parque eólico.
Conforme o gerente administrativo das obras, Nelio Pinto, os trabalhos foram agilizados com a chegada dos guindastes ao canteiro de obras.
As pás e os geradores ainda não estão sendo transportados. No início da semana, o diretor de Engenharia e Operação da Eletrosul, Ronaldo Custódio, visitou a fábrica da Wobben, em Sorocaba (SP), e acompanhou a montagem de alguns equipamentos que irão compor os aerogeradores.
Até o momento, dois geradores foram despachados de São Paulo e o restante deve ser entregue nos próximos meses na cidade de fronteira.
Ronaldo explica que a “visita teve um caráter técnico e institucional, pois acompanhamos a fabricação de alguns aerogeradores, que completarão as máquinas do primeiro parque”.
A Eletrosul trabalha com a expectativa de iniciar a primeira geração até o final de abril. “Quando ela acontecer [a geração] teremos a primeira desde 1998, quando parte do parque gerador da Eletrosul foi privatizado. É um marco emblemático, já que essa energia virá de uma fonte alternativa do 1º leilão de eólica do País”, salienta Custódio.
(Jornal JÁ, 24/03/2011)