Mais uma etapa de procedimentos de vermifugação foi realizada nesta quarta-feira, 23, em animais dos moradores da Vila Chocolatão. A ação foi desenvolvida pelo mutirão organizado pela prefeitura, por intermédio da Coordenadoria Multidisciplinar de Políticas Públicas para Animais Domésticos (Comppad), em conjunto com veterinários da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), equipes ambientais do Departamento Municipal de Habitação (Demhab) e da empresa responsável pela construção das casas na área para onde serão remanejadas as famílias que vivem no local. Os 16 cães foram submetidos a vermifugação, que visa a fortalecer a saúde dos animais, além de ser uma medida preventiva e auxiliar no controle de zoonoses.
De acordo com a chefe da Equipe de Educação Ambiental do Demhab, Mari Celeste dos Santos, na próxima semana os animais deverão ser encaminhados para a esterilização, em parceria com o grupo de protetoras do Tribunal Regional Federal. Conforme dados do departamento, dos cerca de 300 animais existentes na vila, entre cães e gatos, mais de 80% já foram desvermifugados e 30% esterelizados.
Para a moradora Leonilda Rute da Conceição, 44 anos, que levou seu cão para o atendimento, a iniciativa desenvolvida pelo mutirão demonstra a preocupação com o bem-estar animal e com os moradores da comunidade. “É um importante trabalho realizado por estas pessoas que vêm nos trazer informações sobre saúde e cuidados com os nossos bichos”, avaliou.
Comppad - A coordenadoria tem como objetivo desenvolver e implementar projetos voltados à defesa e proteção dos animais na Capital e à qualidade de vida da população. Entre as áreas a serem desenvolvidas pelo poder público com a comunidade estão o controle das populações de cães e gatos em situação de rua, campanhas de esclarecimento, educação e sensibilização sobre os direitos dos animais e a guarda responsável. Coordenado pelo Gabinete da Primeira-Dama, o grupo de trabalho é composto por representantes de 12 secretarias municipais.
(Prefeitura de Porto Alegre, 24/03/2011)