Milhares de pinguins ameaçados de extinção estão cobertos de óleo após um navio cargueiro encalhar próximo à costa do pequeno arquipélago de Tristão da Cunha, no meio do Atlântico Sul, informaram as autoridades do território que pertence ao Reino Unido.
O naufrágio também ameaça a pesca de lagostas, principal sustento dos moradores da ilha. A comunidade é uma das mais isoladas do mundo.
O navio, de bandeira maltesa e com 22 tripulantes, transportava 1,6 toneladas de petróleo e 66 de soja.
O acidente ocorreu na semana passada próximo à ilha de Nightingale. A embarcação seguia do Brasil para Singapura e se partiu em dois.
De acordo com Trevor Glass, responsável pela administração do arquipélago, cerca de 20 mil pinguins estão cobertos pelo óleo.
O arquipélago de Tristão da Cunha é o lar de cerca de 200 mil pinguins, dos quais a metade é de penacho-amarelo --espécie classificada em perigo pela União Internacional para Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN, na sigla em inglês).
Localizada na meio caminho entre África e América do Sul --mais de 2.800 quilômetros da costa mais próxima- Tristão da Cunha é habitada por 275 pessoas que dependem da pesca da lagosta de rocha para sobreviverem.
A administração do arquipélago proibiu a pesca na região.
(Folha.com, 23/03/2011)