Funcionário trabalha para garantir que os sistemas possam ser operados com segurança.Os seis reatores da usina nuclear de Fukushima foram reconectados ontem a linhas de energia, informou a operadora Tokyo Electric Power (Tepco). A iniciativa é um passo importante na tentativa de controlar o superaquecimento do complexo.
A Tepco alertou ainda que será preciso muito trabalho antes que a eletricidade possa ser religada. Funcionários estão checando todo o equipamento complementar para garantir que os sistemas de refrigeração possam ser operados com segurança.
Em outra frente, equipes de emergência jogaram 18 toneladas de água do mar em uma piscina de contenção, resfriando-a em 50 graus, relatou a Agência de Segurança Nuclear do Japão. O vapor do reservatório, possivelmente com elementos radioativos, estava vazando há dois dias. Apesar dos avanços, especialistas afirmam que seriam necessários dias e até semanas para substituir o equipamento danificado em Fukushima e dispersar gases voláteis, garantindo, assim, que a eletricidade não desencadeie explosões.
Nesta madrugada, as operações para resfriar os reatores chegaram a ser interrompidas depois que uma nuvem de fumaça saiu dos reatores 2 e 3. Por volta das 8h (20h de segunda-feira em Brasília), operários retornaram à central para retomar as operações envolvendo os reatores 1 a 4, danificados pelo tsunami de 11 de março. A maior parte do pessoal que trabalhava em Fukushima foi retirada após os reatores 2 e 3 expelirem fumaça e vapor.
Novas emissões de vapor foram observadas na manhã de ontem, mas, segundo um funcionário da Tepco, a situação não prejudicou os trabalhos em curso. Já a operação com canhões d'água para resfriar os reatores não havia sido retomada.
O reator 3 é o mais danificado após a explosão que destruiu o teto do prédio na semana passada devido ao acúmulo de hidrogênio. É também o compartimento, dos seis existentes na central, que mais preocupa as autoridades, já que em seu interior há combustível MOX, uma mescla de óxidos de plutônio e urânio.
(JC-RS, 23/03/2011)