A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) inicia nesta semana o recolhimento dos resíduos depositados no interior das áreas verdes. “Os serviços começam já nesta segunda-feira e serão realizados pela empresa terceirizada que executa as capinas. Desta forma, a Smam busca eliminar os indesejáveis focos de lixo que se formam nas praças”, explica o secretário municipal do Meio Ambiente, Luiz Fernando Záchia, salientando que a população não deve depositar resíduos domésticos e sobras de material de construção dentro dessas áreas.
“Isso se tornou um grande problema para a cidade e esperamos diminuir consideravelmente os focos com esse aditivo”, afirma Záchia. Os resíduos das lixeiras permanecem sob responsabilidade do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU).
Inicialmente, serão beneficiadas quatro regiões da cidade: Sul, Leste, Extremo-Sul e Norte. Quatro novas equipes, cada uma com um caminhão, motorista e dois operários, se somam àquelas já atuantes nos serviços de capina. Uma retroescavadeira estará à disposição, quando necessário.
(JC-RS, 21/03/2011)