Alerta nuclear também no Canadá, a dois passos dos Estados Unidos. Muita água radioativa, cerca de 73 mil litros, foi descarregada no lago Ontário, no Canadá, após um acidente na central nuclear de Pickering, uma das cinco centrais canadenses, a 35 km de Toronto, a cidade mais populosa do Canadá, com 2,6 milhões de habitantes.
As autoridades, no entanto, tranquilizam com relação à entidade dos danos. "Trata-se de um acidente de porte modesto, que poderia prejudicar o meio ambiente, mas sem consequências para a saúde pública", disse a Ontario Power, a empresa que administra a central de propriedade do governo provincial de Ontário.
E há uma grande preocupação também na Califórnia por causa da possível chegada da nuvem tóxica liberada pela central de Fukushima, no Japão: as notícias na TV são sempre acompanhadas com maior apreensão, no temor de que a fumaça carregada de radiação possa alcançar rapidamente as costas do Golden State. E a abertura de uma linha telefônica direta sobre os riscos radioativos preocupou ainda mais os californianos.
(La Repubblica, tradução é de Moisés Sbardelotto, IHU-Unisinos, 21/03/2011)