A Celulose Irani (Bovespa RANI3 e RANI4) conquistou o Prêmio Expressão Ecologia, na categoria Recuperação de Áreas Degradadas, com o projeto de recuperação de Área de Preservação Permanente (APP) do Ribeirão da Anta, em Vargem Bonita (SC).
O projeto, que tem por objetivo reverter a fragmentação de remanescentes de vegetação nativa, está recompondo a cobertura vegetal em Ribeirão da Anta. De uma área total de 15.2 hectares, cerca de 50% já estão sendo recuperados, tanto por meio do plantio de 8 mil mudas de 16 espécies nativas, quanto por desenvolvimento natural. A preservação e a recuperação das matas ciliares, aliadas às práticas de conservação e ao manejo adequado do solo, garantem a proteção da água, um recurso natural imprescindível.
“A Celulose Irani tem plena consciência da importância da preservação da água para a perpetuação das espécies da fauna e flora e para sustentação da economia. Por isso, a empresa investe no desenvolvimento sustentável do seu negócio, pesquisando e buscando novas formas de se relacionar com o meio ambiente”, declara Leandro Farina, Gerente de Gestão da Qualidade e Ambiental da IRANI.
O Prêmio Expressão Ecologia, certificado pelo Ministério do Meio Ambiente, foi criado em 1993 e é considerado o maior reconhecimento público na área ambiental no sul do país. Além disso, a premiação é o maior indicador da evolução das empresas em direção à sustentabilidade.
Sobre a Celulose Irani
Fundada em 1941 e controlada desde 1994 pelo Grupo Habitasul, tradicional Grupo Empresarial da Região Sul do país, a Celulose Irani é hoje considerada uma das maiores empresas do setor de papel kraft e embalagem em papelão ondulado.
Com produção integrada, florestas próprias e máquinas e equipamentos constantemente atualizados, a IRANI produz celulose e papéis kraft, chapas e embalagens de papelão ondulado, resinas e móveis de madeira reflorestada para os mercados interno e externo, assegurando o fornecimento de produtos de matéria-prima renovável com alta qualidade. Tem como competência a segurança e a excelência no fornecimento de produtos de base florestal renovável. Em sua prática está o absoluto respeito ao meio ambiente e às pessoas.
IRANI possui sede em Porto Alegre (RS) e conta com quatro unidades de negócios: Papel – Vargem Bonita (SC), Embalagem – Vargem Bonita (SC) e Indaiatuba (SP), e Resinas – Balneário Pinhal (RS), além de florestas em Santa Catarina e Rio Grande do Sul, e escritórios em Porto Alegre (RS), São Paulo (SP) e Joaçaba (SC). Empresas controladas pela Irani: Meu Móvel de Madeira em rio Negrinho (SC), Irani Trading S.A., Habitasul Florestal S.A. e HGE – Geração de Energia Sustentável (em fase pré-operacional) em Porto Alegre (RS).
(Inteligemcia, 16/03/2011)