O BNDES informou nesta segunda-feira, 14, em comunicado que a diretoria do banco definiu os focos de atuação do Fundo Tecnológico (Funtec) para o exercício de 2011. Segundo o banco, este ano o fundo contemplará os setores de energia, meio ambiente, saúde, eletrônica, novos materiais, química, transportes e petróleo e gás.
De acordo com o banco, o fundo este ano terá entre seus focos temas como geração de energia a partir de fontes alternativas, com o desenvolvimento de novas tecnologias para energia eólica, energia solar, biogás e energia a partir de resíduos. No segmento de transportes, um dos alvos do fundo será o desenvolvimento de dispositivos destinados ao armazenamento de energia para veículos elétricos.
Em seu informe, o banco lembrou que o BNDES Funtec estabelece anualmente alvos de atuação, de forma a direcionar o seu apoio a projetos de desenvolvimento tecnológico e de inovação considerados prioritários ao desenvolvimento produtivo do Brasil. O fundo destina recursos para projetos apresentados por instituições tecnológicas e de apoio, que contem com a participação de empresas intervenientes que exerçam atividade econômica diretamente ligada ao projeto de pesquisa aplicada, desenvolvimento tecnológico e inovação.
Em 2010, o banco informa que o BNDES Funtec aprovou 27 projetos, com apoio total de cerca de R$ 200 milhões, principalmente nos setores de eletrônica e meio ambiente.
(Por Alessandra Saraiva, Agência Estado, 15/03/2011)