O vereador Aldacir Oliboni (PT) participou nesta segunda-feira (14/3) de reunião na Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em que o titular da pasta, Carlos Casartelli, e uma comissão dos agentes de combate a endemias discutiram reivindicações da categoria, responsável pelo enfrentamento à dengue em Porto Alegre. Os assuntos tratados foram a modalidade da seleção de agentes para seus contratos temporários e o fornecimento de vale-refeição aos profissionais.
Para a elaboração do edital de seleção, os agentes sugerem que seja incluída prova de títulos, que levaria em conta cursos realizados e o tempo trabalhado pelos candidatos na função. Oliboni endossa a reivindicação: “A prova de títulos valoriza a experiência dos agentes e qualificaria as ações de combate à dengue”.
O edital da seleção está previsto para ser publicado no início de abril. A comissão encarregada de sua elaboração vai avaliar as sugestões apresentadas pelos agentes quanto aos aspectos legais. O secretário Casartelli considera razoável a pretensão dos profissionais.
Quanto ao vale-refeição, o secretário já manifestou em mais de uma oportunidade que é favorável a que seja adotado. Afirmou que está em andamento estudo para que seja alterada a legislação a fim de conceder o benefício. Oliboni saudou a posição conciliadora do secretário e destaca que desta maneira quem sai ganhando é a população de Porto Alegre.
(Por Arthur Danton, Gabinete do vereador Aldacir Oliboni, CMPA, 15/03/2011)