A União Europeia (UE) revisará nesta segunda-feira e terça a situação da segurança nas usinas nucleares europeias por causa das explosões nas unidades japonesas, após o terremoto da sexta-feira, confirmaram à Agência Efe fontes do bloco.
Os ministros europeus do Meio Ambiente manterão um debate informal sobre a questão que será estudada com mais detalhe amanhã em um encontro convocado pelo comissário europeu de Energia, Günther Oettinger.
"A reunião terá caráter preventivo", disse à Efe a porta-voz de Energia da UE, Marlene Holzner, que disse que o principal objetivo neste momento é coordenar medidas e revisar a legislação em matéria de segurança dos Estados-membros.
Holzner lembrou que em países como a França, o país que mais energia nuclear gera da UE, as licenças de exploração das unidades são concedidas a cada dez anos, o que permite exigir que estejam em dia em matéria de tecnologia, enquanto em outros como a Alemanha se concedem para um período mais longo.
Participam da reunião de amanhã os diretores das usinas nucleares europeias, as companhias que as administram, as autoridades nacionais em matéria de segurança e especialistas dos 27 países.
"Temos direções que recolhem certos princípios, mas não detalham controles", explicou Holzner, não descartando uma possível atualização dessas regras.
(Terra, 14/03/2011)