A costa noroeste do Japão foi sacudida nesta sexta-feira por um terremoto que atingiu 8,9 na escala Richter, além de réplica de 7,4 de magnitude, segundo informou a rede pública de TV NHK. Em seguida, um tsunami que chegou a 10 metros atingiu a costa de Sendai, capital da província de Miyagi, carregou barcos, carros e construções. O epicentro do tremor ocorreu no oceano Pacífico a uma profundidade de 10 Km, a 130 Km da península de Ojika.
Há dois dias, ocorreu um terremoto de 7,3 na escala Richter na mesma localidade, mas não causou danos. Segundo informações da polícia de Miyagi, uma das províncias afetadas, há vários feridos na região. A força dos tremores abalou as estruturas de edifícios em Tóquio, casas foram destruídas e carros sumiram dentro das águas. Alarmes foram disparados nos prédios, houve correria e as linhas telefônicas ficaram bloqueadas.
No Havaí, o centro de alerta de tsunamis no Pacífico alertou a população afirmando que o tsunami pode atingir, além do Japão, Rússia, Ilhas Marcus e Ilhas Marianas do Norte. Também há alerta de tsunami para a Ilha de Guam, Taiwan, Filipinas, Indonésia a Havaí.
O Japão está localizado sobre a região conhecida como Círculo do Anel de Fogo do Pacífico e registra cerca de sete mil tremores ao ano de pequena magnitude.
(Correio do Povo, 11/03/2011)