Para apresentar o novo e inédito sistema de monitoramento dos caminhões da coleta domiciliar do lixo de Porto Alegre, o prefeito José Fortunati reuniu a imprensa na tarde desta quarta-feira, 9. Na coletiva, foi demonstrado o serviço que está disponível para a população no site da prefeitura (www.portoalegre.rs.gov.br) e que não teve custo para o município, já que a modernização está prevista no contrato com a empresa que coleta o lixo. O encontro foi no Salão Nobre do Paço Municipal. (fotos) (vídeo)
Fortunati falou das características da coleta domiciliar na cidade, que abrange mais de dez mil ruas e avenidas e atinge cerca de 1,1 mil toneladas por dia. “Este tipo de coleta tem dias e horários que precisam ser respeitados pela população, que agora vai poder acompanhar pela Internet onde o caminhão está. Isso dá mais transparência ao processo e mais qualidade ao serviço”, declarou o prefeito.
O diretor-geral do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), Mario Moncks, salientou que o novo sistema permite ao setor de fiscalização informações em tempo real e específicas de cada caminhão como velocidade e se ele está fazendo a coleta ou o transbordo do lixo. “Com isso, vamos monitorar todo o caminho do lixo, da frente da casa do cidadão até seu destino final”, disse o secretário.
Para o diretor-presidente da Procempa, André Imar, a parceria entre os órgãos da prefeitura e a empresa que coleta o lixo está levando mais informação para a população sobre um serviço essencial. “Com essa ferramenta cada vez mais popular, que é a Internet, mais pessoas poderão acompanhar o andamento da coleta”, declarou Imar.
Ao final da coletiva, o prefeito lembrou que o processo de conteinerização do lixo na área central deve entrar em operação ainda este ano. Serão, inicialmente, 1.200 contêineres que possibilitarão que o lixo seja colocado em qualquer horário pelo cidadão.
Números da coleta domiciliar
Recolhimento de cerca de 1.100 toneladas de lixo por dia
Mais de 10.500 ruas cadastradas no trajeto dos caminhões, além de vielas e becos de difícil acesso, pelo menos três vezes por semana.
Nas ruas da área central e ao longo das principais avenidas, a coleta é diária.
O lixo coletado é transportado para o Aterro Sanitário de Minas do Leão (a 113 km de Porto Alegre).
(Prefeitura de Porto Alegre, 08/03/2011)