O Viveiro Florestal da Afubra está presente na Expoagro com mais de 2 mil mudas de espécies nativas dos estados do Sul. São frutíferas silvestres como jabuticabeiras, pitangueiras e cerejeiras, além de exóticas como eucaliptos e pinus. De acordo com o coordenador agrícola da Estação Experimental da Afubra, Hilto José Brixius, a entidade produz cerca de 90 mil mudas de frutíferas anualmente. Já de eucaliptos, são 1,3 mil mudas de oito espécies direcionadas aos produtores que desenvolvem trabalho de reflorestamento.
Desde janeiro, a Afubra está produzindo mudas de eucalipto clonadas. São híbridos de Eucalyptos grandis camaldulensis (Grancam). Segundo o técnico florestal Adriano Berwanger, as matrizeiras vieram de São Paulo. Diariamente, é feita a coleta das novas brotações (cortadas de 8 a 10 centímetros), que são plantadas no substrato e levadas à estufa de enraizamento. Depois, as plantas ficam de 15 a 20 dias na estufa de aclimatação e permanecem outros 30 dias na estufa de rustificação, até estarem prontas.
De janeiro até agora já foram produzidas 12.470 mudas, a partir de 382 matrizes. As unidades são vendidas por R$ 0,37, mas somente por meio de encomenda. Durante o primeiro dia de Expoagro foram encomendadas 2,2 mil mudas. Dentre as vantagens do eucalipto clonado estão a alta tecnologia e a qualidade das mudas; florestas mais uniformes; maior produtividade e excelente madeira para serraria.
(Gazeta do Sul, 03/03/2011)