A Defesa Civil Estadual recebeu mais um decreto de situação de emergência devido a registros de excesso de chuva no Interior gaúcho. O documento chegou de Engenho Velho, na região das Missões, que teve estradas da zona rural danificadas por uma enxurrada.
Com esse, chega a 70 o número de municípios gaúchos oficialmente em situação de emergência desde dezembro, 48 deles por excesso de chuva e 22 devido à estiagem. Morro Reuter, afetado pela enxurrada de 20 de fevereiro, na Serra, e Arroio Grande, na zona Sul, castigada pela estiagem, emitiram notificação preliminar de desastre (Nopred) e devem ser os próximos a entrar para a relação.
Só em fevereiro, chuva e vento forte levaram 24 cidades a relatar perdas. Além de Engenho Velho, decretaram emergência os prefeitos de Casca, Chapada, Jacutinga, Santa Maria do Herval, Palmeira das Missões, Santo Antônio da Patrulha, Planalto, Vanini, Entre Rios do Sul, São José dos Ausentes, Bom Jesus, Pontão, Gaurama, São José das Missões, Novo Barreiro, Viadutos, Erechim, Gravataí, Sapucaia do Sul, Esteio, Cachoeirinha, Áurea e São Leopoldo.
Em janeiro, sete prefeituras recorreram à situação de emergência: Torres, Arroio do Sal, Três Cachoeiras, Terra de Areia, Nova Hartz, Mariano Moro e Morrinhos do Sul. No mês de dezembro, 18 já haviam pedido ajuda à Defesa Civil: Três Arroios, Piratini, Constantina, Liberato Salzano, Rodeio Bonito, Pinhal, Cerro Largo, Cerro Grande, Trindade do Sul, Jaboticaba, Riozinho, Tiradentes do Sul, Paraíso do Sul, Barão do Cotegipe, Erval Grande, Barra do Rio Azul, São Valentim e Benjamin Constant do Sul.
Outros 22 municípios decretaram emergência em função da estiagem. O primeiro deles chegou de Candiota, em 20 de dezembro. Seguiram o exemplo as prefeituras de São Pedro da Serra, Pedras Altas, Herval, Santana do Livramento, Piratini, Hulha Negra, Lavras do Sul, Pedro Osório, Cerrito, Aceguá, Bagé, Pinheiro Machado, Dom Pedrito, Tavares, Rosário do Sul, Amaral Ferrador, Rio Grande, Jaguarão, General Câmara, Encruzilhada do Sul e São José do Norte.
(Correio do Povo, 01/03/2011)