A Prefeitura de São Paulo divulgou na última quinta-feira o volume de entulho descartado nos 41 ecopontos em funcionamento na cidade. No ano passado, cerca de 120 mil metros cúbicos de entulho foram recolhidos.
Segundo o Limpurb (Departamento de Limpeza Urbana de São Paulo), quase 2.000 toneladas de entulho são jogadas clandestinamente nas ruas da capital todos os dias. Isso contribui para agravar o problema das enchentes em São Paulo.
A maior quantidade de lixo fica por conta do material de grande volume (sofás, armários e outros móveis), que deveria ser descartado nos ecopontos. Esses postos não recebem apenas pneus, amianto e lixos hospitalares ou domiciliares.
Reciclagem
Além de descartar o material corretamente, é preciso reduzir o volume de lixo por meio da reciclagem de vidros, plásticos, papéis e outros resíduos reaproveitáveis. A prefeitura mantém centrais de triagem para esse material em diversos pontos da cidade. Em geral, esses centros são administrados por cooperativas.
A Abipet (Associação Brasileira da Indústria do PET) mantém em seu site (www.
Descartes irregulares de lixo podem ser denunciados ao Limpurb, que atende à população pelos telefones 156 (Alô Limpeza) e (0/xx/11) 3397-1723 (central de atendimento).
(Por Thiago Santos, Agora, 01/03/2011)