A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam), através das equipes de Fiscalização de Ambiente Natural e Programa de Conservação de Fauna Silvestre, realiza desde o início do ano ações que para melhorar o ambiente onde vivem os animais da Praça Parque Vinte de Maio.
Hoje pela manhã, 28, funcionários colocaram no lago plantas aquáticas dos gêneros Pistia e Salvinia Sp. O objetivo da medida é melhorar a qualidade da água, já que grande quantidade de nutrientes, especificamente o nitrogênio e o fósforo, proveniente da urina e das fezes dos animais, leva a água a perder qualidade. As plantas dessa espécie utilizam os nutrientes dos dejetos para crescerem e se reproduzirem e, consequentemente, promovem a remoção desses nutrientes.
A grande quantidade de animais que existia no local, em sua maioria abandonados, tornou o ambiente insalubre. Em função disso, foram necessárias adequações como a remoção de um pombal existente próximo ao lago, e o remanejo de animais para outros parques.
Localizado na Vila Ipiranga, zona Leste, a Praça Parque Vinte de Maio possui quadras poliesportivas, circuitos de caminhadas, brinquedos infantis e um lago com diversos animais silvestres e domésticos (patos, tartarugas, marrecos e outros).
(Prefeitura de Porto Alegre, 01/03/2011)