Cães e gatos poderão ser incluídos no Programa Sanidade Animal, promovido pela Secretaria Municipal de Indústria e Comércio (Smic), por meio de convênio com o Sindicato Rural de Porto Alegre. O projeto foi apresentado hoje, 24, para a primeira-dama Regina Becker.
Na reunião, que teve a participação da responsável pela Coordenadoria Multidisciplinar de Políticas Públicas para Animais Domésticos (COMPPAD), Lourdes Sprenger, foram propostas ações como castração, vermifugação e chipagem dos animais na zona rural da cidade. Também está sendo planejada uma campanha para informar a comunidade sobre a guarda responsável. O projeto ainda prevê parcerias com ONGs e protetores independentes.
A primeira-dama prometeu analisar a proposta e destacou a sua importância. “Existem muitos animais vivendo nas áreas rurais da cidade. Sem dúvida o projeto apresentado pode se somar positivamente às ações que estamos desenvolvendo”, afirmou. Segundo o coordenador do Programa, Carlos Cordoves, a iniciativa pode beneficiar muito uma cidade como Porto Alegre. “Somos a segunda maior cidade do Brasil com a maior zona rural, e a primeira em quantidade de animais nessas áreas”, ressaltou.
Caso o projeto seja implantado, além da diminuição de animais devido à esterilização, a conscientização pela posse responsável também reduzirá o número de abandonados ou vítmais de maus tratos, podendo diminuir também os acidentes e atropelamentos causados pela circulação de animais em ruas e avenidas.
(Prefeitura de Porto Alegre, 25/02/2011)