A cerimônia de lançamento da pedra fundamental do Centro de Visitantes do parque será realizada nesta sexta-feira (25), às 14h, no Parque Estadual do Turvo. A cerimônia terá a presença da secretária estadual do Meio Ambiente, Jussara Cony e de prefeitos da região da Rota do Yucumã.
Antes disso, pela manhã, a secretária reúne-se com o prefeito de Derrubadas, Almir José Bagega, e prefeitos e secretários do meio ambiente da região para tratar sobre os investimentos na região. A reunião será realizada às 9h, no Centro de Informações Turísticas do município.
O Parque Estadual do Turvo é administrado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e localiza-se no município de Derrubadas, na região Celeiro do Estado. As obras, no montante de R$1,11 milhão, provêm de medida de compensação ambiental da Eletrobrás/Eletrosul pela construção da Usina Hidrelétrica São João.
Além da casa de recepção, na entrada do parque, será construída uma casa para o guarda-parque, área de estacionamento e guarita, estrutura indispensável para receber visitantes. Segundo a secretária do Meio Ambiente, a construção do Centro de Visitantes possibilitará uma maior integração entre o visitante e a natureza, com foco na preservação ambiental. "É imprescindível esse convívio harmonioso entre o ser humano e um ambiente rico em biodiversidade". A conclusão das obras está prevista para agosto de 2011.
Parque Estadual do Turvo
Criado em 11 de março de 1947, como Reserva Florestal, o Parque Estadual do
Turvo, localizado no município de Derrubadas, a 490 quilômetros de Porto Alegre, foi uma das primeiras unidades de conservação instituídas no Rio Grande do Sul (Lei nº 2.440, de 02 de outubro de 1954), sendo a maior área protegida de proteção integral do Estado. No contexto atual, o Parque Estadual do Turvo se destaca por ser a última porção significativa da formação vegetal do Alto Uruguai no Estado do Rio Grande do Sul. Cerca de 17.500 ha de floresta permitem abrigar mais de 700 espécies de plantas; quase 290 espécies de aves; mais de 30 espécies de mamíferos de médio e grande porte; muitas espécies de raras, regionalmente ameaçadas e até globalmente ameaçadas.
No leito rochoso do rio Uruguai forma-se uma cachoeira longitudinal a ele com 1.800 m de extensão e atingindo até 20 m de altura. Conhecida por Salto do Yucumã, essa cachoeira possui uma beleza cênica que atrai muitos turistas ao Parque. O Salto incentivou a organização de um consórcio turístico, que conta com a participação de 33 municípios do Noroeste do Estado, chamado Rota do Yucumã.
(Governo RS, 24/02/2011)