As equipes de resgate já contabilizam 75 mortos após o terremoto de magnitude 6,3 que atingiu a cidade de Christchurch, na Nova Zelândia, na segunda-feira. A informação foi publicada pelo site do jornal New Zealand Herald, nesta terça, que revelou ainda que 300 pessoas estariam desaparecidas sob escombros.
O primeiro-ministro, John Key, declarou estado nacional de emergência por conta do tremor principal e de suas réplicas. O prefeito de Christchurch contabilizou 300 chamados por pessoas desaparecidas, mas segundo ele algumas podem ter simplesmente deixado a cidade em meio ao caos.
Apesar do otimismo do prefeito, o comandante da polícia, Russell Gibson destacou ter visto cenas de "absoluta carnificina". Conforme ele, corpos podem ser encontrados pelas ruas, principalmente dentro de carros esmagados pelos escombros de prédios.
Brasil expressa solidariedade
O Ministério das Relações Exteriores brasileiro manifestou, nesta terça, solidariedade à Nova Zelândia por causa do terremoto. Por meio de nota, o Itamaraty informou que o governo brasileiro sente pelas perdas das famílias das vítimas e manifesta seu pesar ao governo e ao povo neozelandês.
(Correio do Povo, 23/02/2011)