Um forte terremoto causou destruição na cidade de Christchurch, nesta segunda-feira na Nova Zelândia, de acordo com o jornal New Zealand Herald. O tremor, de magnitude 6,3 na escala richter, agravou os danos na região que já havia sido atingida por um grande tremor, de grau 7, em setembro do ano passado.
A autoridades locais relatam que pelo menos 65 pessoas morreram e outras podem estar presas sob escombros. Segundo a agência France Presse, dois ônibus lotados de passageiros foram esmagados por destroços de prédios e são o principal foco de equipes de resgate. O aeroporto da cidade foi fechado e a polícia está evacuando o centro de Christchurch, onde vários prédios já estavam fragilizados pelo abalo de setembro passado.
A polícia local revelou que a catedral que dá nome à cidade teve graves danos e a própria estação policial precisou ser evacuada, sob risco de desabamento. Uma das moradoras da cidade, Laura Campbell publicou fotos da destruição em seu Twitter.
Conforme uma estação sismológica americana, o terremoto começou por volta das 12h50min e durou cerca de um minuto, em uma profundidade pequena, de 4 quilômetros. Além disso, o epicentro do tremor ocorreu a apenas cinco quilômetros do centro da cidade, o que explicaria o impacto para as construções.
(Correio do Povo, 22/02/2011)