Unidos por uma central de monitoramento, dados coletados no Rio dos Sinos passarão a ser analisados como alertas na função de evitar novas tragédias. O espaço que contará com técnicos e um sistema de abastecimento de informações foi inaugurado nesta quinta-feira, na sede do Consórcio Público de Saneamento Básico da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos (Pró-Sinos), em São Leopoldo.
Em um investimento que beira os R$ 400 mil, a Central Pró-Sinos reunirá dados que hoje são coletados de forma isolada pelas companhias de água. Qualidade e nível da água, oxigenação, resíduos sólidos e metais pesados passarão a ser monitorados de fora integrada. A expectativa é poder prever ações que acabam sacrificando o rio e já levaram à morte toneladas de peixes.
Além disso, um serviço de meteorologia foi contratado para a avaliação das condições climáticas da região e que possam influenciar o rio. Tudo estará disponível em um portal do consórcio que reúne hoje 22 municípios do Vale do Sinos.
— Passaremos a ter um monitoramento diário, constante e em tempo real. Quando se perceber que os parâmetros estão muito diferentes do normal uma equipe será acionada e talvez evite uma nova mortandade, por exemplo. Poderemos tomar medidas de contenção, para minimizar os efeitos e não esperar que os peixes apareçam mortos — resume o diretor-executivo do consórcio, Julio Dorneles.
O prefeito de São Leopoldo e presidente do comitê pró-sinos, Ary Vanazzi, explica que a sala de monitoramento fornecerá um dignóstico de 20 pontos do rio para saber in loco qual o tipo de água que está sendo colocado no rio através dos arroios ou sistemas de canalização de esgoto na cidade.
— Então, quando tiver um produto diferente do normal, poderemos imediatamente identificar, acionar a prefeitura e tomar as medidas para coibir este tipo de ação e também buscar os autores destes crimes ambientais. Todos os municípios da Bacia do rio poderão acompanhar o monitoramento. (...) Em 10 anos nós vamos ter o rio dos Sinos praticamente recuperado, o que falta é um processo de fiscalização e controle maior, além de uma conscientização da população e dos empresários.
A expectativa do Consórcio Pró-Sinos é que a partir desta quinta-feira os dados já possam ser acessados pelo site www.portalprosinos.com.br/servidor.
(Por Letícia Barbieri, Zero Hora, 20/02/2011)