O dióxido de enxofre (SO2) é um grande poluente do ar, causa sérios problemas à saúde, ao meio ambiente e afeta o clima. Além disso, é um dos principais causadores das chamadas “chuvas ácidas”.
Um estudo publicado nesta semana no periódico Atmospheric Chemistry and Physics afirma que depois de registrar uma queda nos anos 1990, as emissões do SO2 voltaram a subir no período entre 2000 a 2005. O principal motivo para isso seria o crescimento econômico chinês.
O trabalho mostra que entre 1850 e 1960 houve um grande aumento na presença do dióxido de enxofre na atmosfera justamente pela expansão das indústrias. Depois disso, começaram as campanhas ambientais em alguns países, o que diminuiu o ritmo das emissões.
Porém, foi somente nos anos 1980 que o problema realmente começou a ser abordado. O programa de chuva ácida da Agência de Proteção Ambiental norte-americana (EPA), por exemplo, resultou na diminuição de 33% das emissões entre 1983 e 2002 nos Estados Unidos.
Mas o crescimento dos países em desenvolvimento, principalmente da China, a partir dos anos 2000, fez que a presença de SO2 na atmosfera voltasse a subir. Em 2005, o gigante asiático foi responsável por 25% das emissões de dióxido de enxofre do planeta.
Segundo Steven Smith, principal autor da pesquisa, o quadro não é tão ruim porque o estudo não vai além de 2005 e foi justamente nos últimos anos que os chineses adotaram uma série de medidas de controles de poluição.
“Os dados mais recentes são de seis anos atrás. De lá pra cá muita coisa mudou na postura chinesa e pode ser que tenhamos uma nova queda na presença do SO2 na atmosfera quando essas informações forem computadas”, concluiu.
(Por Fabiano Ávila, Carbono Brasil, Envolverde, 17/02/2011)