Tapes: parque eólico terá obras em 30 dias
Dois aerogeradores de 4,2 megawatts, com capacidade de 2,1 MW cada, serão instalados em Tapes, no Sul do Estado, pela empresa indiana Suzlon. Os trabalhos deverão começar nos próximos 30 dias. A medida é mais um passo para trazer uma unidade da multinacional fabricante de geradores eólicos para o RS. Ontem, uma comitiva capitaneada pelo CEO mundial da Suzlon, Tulsi Tanti, visitou o município e, à tarde, participou de encontro com o governador Tarso Genro.
A Suzlon é a terceira maior fabricante de aerogeradores do mundo e líder do mercado brasileiro com 42% da potência instalada do país. Sua atuação mais forte é no Nordeste. O CEO da Suzlon Brasil, Arthur Lavieri, disse que o empreendimento de Tapes poderá ter como parceiro o grupo espanhol Impel.
Ao visitar o município, os executivos se impressionaram com o seu potencial natural. Tulsi Tanti afirmou que Tapes tem posição privilegiada e potencial para gerar energia eólica até 16 vezes maior do que o país produz hoje.
A comitiva visitou a área próxima ao futuro terminal portuário da cidade, fator que fortalece a possibilidade de instalação da unidade no local. "O projeto de Tapes une o uso de energias renováveis, transporte portuário e iniciativas sociais. Se todo esse suporte do RS se confirmar, nossa cadeia logística virá para o Estado", concluiu Lavieri.
(Correio do Povo, 16/02/2011)