AQuip S/A já começou as atividades de construção e montagem da plataforma P-63 em seu canteiro de obras em Rio Grande, localizado na ponta Sul do Porto Novo. Os serviços consistem na calibragem de equipamentos e no recebimento de material. Foram descarregadas no local três toneladas de aço. Conforme a assessoria da empresa, o início oficial das obras de construção da terceira plataforma a ser feita em Rio Grande e a reinauguração do canteiro, que está sendo ampliado, devem ocorrer no final deste mês ou início de março.
A P-63 recebeu investimentos de 1,3 bilhão de dólares, e sua conclusão está prevista para dezembro de 2012. No pico da construção deverão ser gerados 3 mil empregos diretos e outros 4,5 mil indiretos. A plataforma terá 334 metros de comprimento e irá operar no Campo de Papa Terra, na Bacia de Campos, no Rio de Janeiro. Ela poderá processar 140 mil barris/dia de petróleo.
Hoje pela manhã, o governador Tarso Genro estará em Rio Grande para visitar as instalações do estaleiro onde está construído o primeiro dique seco de grande porte do país. Genro deverá examinar as primeiras chapas de aço vindas da Coreia e desembarcadas no local para fabricação dos oito cascos de plataformas do tipo FPSO para o pré-sal.
(Correio do Povo, 16/02/2011)